Paradigma
A vida das pessoas e das organizações e regada
e delimitada por determinados paradigmas. Um paradigma é um conjunto de regras
que define fronteiras entre o que é certo e errado, entre o que é verdadeiro e
o que e falso, entre o que deve fazer e o que não deve fazer. Paradigma
significa modelo, padrão, protótipo, algo que se coloca lado a lado para efeito
de comparação. No fundo, um paradigma estabelece um corredor de pensamentos no
qual este fica bitolado ao que existe dentro das suas faixas e dos limites
permitidos. Ele funciona como um conjunto de categorias que define e orienta o
comportamento das pessoas.
O
termo paradigma foi introduzido por kuhn (1990) para explicar o conjunto de
formas básicas e dominantes que é encontrado não somente nas ciências, como
também no modo de pensar, acreditar, perceber, avaliar e sentir, de acordo com
uma visão particular do mundo.
Um
paradigma influencia muito as pessoas quanto ao seu comportamento e suas
atitudes. Para Barker (1986, 1988, 1992), os paradigmas apresentam sete
características básicas:
1) Os paradigmas são comuns em toda atividade
estruturada. Constituem regras que dirigem o comportamento das pessoas.
2)
Os paradigmas são uteis e funcionam como verdadeiros filtros que focalizam as
informações mais importantes e que se selecionam o que as pessoas deverão
perceber a respeito do mundo que as rodeia, ou seja os paradigmas estabelecem o
que é e que não é importante ou relevante para as pessoas.
3)
Os paradigmas podem se torna doenças terminais da certeza, ou seja bitolam as
pessoas e as mantem amarradas em velhos
hábitos ou maneiras de pensar e agir.
4)
Os novos paradigmas são geralmente
criados por pessoas estranhas, ou seja,
é aquelas pessoas que não tem o costume de usar os velhos paradigmas, e sim
criar outro de forma que te atenda de maneira mais eficaz.
5)
Os novos paradigmas exigem uma visão futurística para sua adesão, pois as
pessoas que estão envolvidas com os velhos paradigmas, elas apresentam forte tendência de mantê-los indefinidamente.
Um paradigma novo as vezes parece estranho no seu estado inicial, pois não
fornecem dados suficientes para que as
pessoas decidam racionalmente se é melhor ou pior do que o anterior, e esta
adesão de paradigmas novos envolve
certos riscos e exige coragem e fé que
futuramente irá dar certo.
6)
As pessoas tem o poder de mudar seus paradigmas, os mesmo são aprendidos, adquiridos e incorporados por
meio da experiência de cada pessoa, mas
como não são geneticamente transferidos, eles podem ser mudados, aprendidos e
transferidos para outra pessoa, mas essas mudanças não são tão simples, pois
existem muitas pessoas que se sentem
presas a segurança e estabilidade dos paradigmas atuais.
7)
Os Paradigmas no entanto , não são
estatísticos, pois eles são reforçados continuamente pelos sucessos da pessoa.
Isso faz com que os paradigmas transformem no arquivo das condutas que serão
postas em pratica ante as diferentes circunstancias.
As empresas também
estabelecem seus paradigmas, estes tendem a permanecer indefinidamente no tempo
e espaço. Drucker (1962) afirma que, apesar de todas as mudanças econômicas,
politicas, culturais, sociais e tecnológicas ocorridas nessas ultimas décadas,
as grandes empresas e principalmente bancos preservam a mesma estrutura
organizacional.
Existem três velhos
paradigmas organizacionais que são: caráter burocrático da organização, estrutura
organizacional do tipo funcional e forte divisão e fragmentação do trabalho,
que veio para alicerçar a chamada engenharia industrial e a divisão do trabalho
e consequentemente especialização dos operários.
Fonte: http://www.strategia.com.br/Estrategia/estrategia_corpo_capitulos_organizacoes.htm
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