sexta-feira, 23 de maio de 2014

Paradigma

                 A vida das pessoas e das organizações e regada e delimitada por determinados paradigmas. Um paradigma é um conjunto de regras que define fronteiras entre o que é certo e errado, entre o que é verdadeiro e o que e falso, entre o que deve fazer e o que não deve fazer. Paradigma significa modelo, padrão, protótipo, algo que se coloca lado a lado para efeito de comparação. No fundo, um paradigma estabelece um corredor de pensamentos no qual este fica bitolado ao que existe dentro das suas faixas e dos limites permitidos. Ele funciona como um conjunto de categorias que define e orienta o comportamento das pessoas.
O termo paradigma foi introduzido por kuhn (1990) para explicar o conjunto de formas básicas e dominantes que é encontrado não somente nas ciências, como também no modo de pensar, acreditar, perceber, avaliar e sentir, de acordo com uma visão particular do mundo.
Um paradigma influencia muito as pessoas quanto ao seu comportamento e suas atitudes. Para Barker (1986, 1988, 1992), os paradigmas apresentam sete características básicas:

1)  Os paradigmas são comuns em toda atividade estruturada. Constituem regras que dirigem o comportamento das pessoas.
2) Os paradigmas são uteis e funcionam como verdadeiros filtros que focalizam as informações mais importantes e que se selecionam o que as pessoas deverão perceber a respeito do mundo que as rodeia, ou seja os paradigmas estabelecem o que é e que não é importante ou relevante para as pessoas.
3) Os paradigmas podem se torna doenças terminais da certeza, ou seja bitolam as pessoas e as mantem  amarradas em velhos hábitos ou maneiras de pensar e agir.
4) Os novos paradigmas são  geralmente criados  por pessoas estranhas, ou seja, é aquelas pessoas que não tem o costume de usar os velhos paradigmas, e sim criar outro de forma que te atenda de maneira mais eficaz.
5) Os novos paradigmas exigem uma visão futurística para sua adesão, pois as pessoas que estão envolvidas com os velhos paradigmas, elas apresentam  forte tendência de mantê-los indefinidamente. Um paradigma novo as vezes parece estranho no seu estado inicial, pois não fornecem dados suficientes  para que as pessoas decidam racionalmente se é melhor ou pior do que o anterior, e esta adesão de paradigmas novos  envolve certos riscos e exige coragem  e fé que futuramente irá dar certo.
6) As pessoas tem o poder de mudar seus paradigmas, os mesmo são  aprendidos, adquiridos e incorporados por meio  da experiência de cada pessoa, mas como não são geneticamente transferidos, eles podem ser mudados, aprendidos e transferidos para outra pessoa, mas essas mudanças não são tão simples, pois existem muitas pessoas que se sentem  presas a segurança e estabilidade dos paradigmas atuais.
7) Os Paradigmas  no entanto , não são estatísticos, pois eles são reforçados continuamente pelos sucessos da pessoa. Isso faz com que os paradigmas transformem no arquivo das condutas que serão postas em pratica ante as diferentes circunstancias.


       As empresas também estabelecem seus paradigmas, estes tendem a permanecer indefinidamente no tempo e espaço. Drucker (1962) afirma que, apesar de todas as mudanças econômicas, politicas, culturais, sociais e tecnológicas ocorridas nessas ultimas décadas, as grandes empresas e principalmente bancos preservam a mesma estrutura organizacional.
           Existem três velhos paradigmas organizacionais que são: caráter burocrático da organização, estrutura organizacional do tipo funcional e forte divisão e fragmentação do trabalho, que veio para alicerçar a chamada engenharia industrial e a divisão do trabalho e consequentemente especialização dos operários.


Fonte: http://www.strategia.com.br/Estrategia/estrategia_corpo_capitulos_organizacoes.htm

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