sábado, 17 de maio de 2014


Cultura e Clima Organizacional


          Cultura é o conjunto de condutas e comportamentos que distingue a forma de atuar de um grupo ou sociedade, mas na verdade cultura simboliza o que é aprendido e partilhado pelo indivíduo de um determinado grupo e que confere uma identidade dentro dele. Segundo Edward Tylor (1871)“cultura é o todo complexo que inclui conhecimentos, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábito adquirido pelo homem enquanto membro de uma sociedade”. Nós brasileiros, podemos dizer que somos multi-culturais, pois somos um povo miscigenado, com várias crenças, religiões, raças, etc.

            Já a cultura organizacional, são as normas, os valores, as atitudes e as crenças compartilhadas e aceitas pelos membros de uma organização, ou seja, é tudo aquilo que marca ou define os limites entre comportamentos corretos ou inadequados no trabalho, transmite um sentido de identidade a seus membros, cria um compromisso pessoal mais amplo que os interesses do indivíduo, incrementa a estabilidade do sistema social e mantém unida a organização, proporcionando as normas de como os empregados devem se comportar e se expressar. A cultura organizacional recebe influências da cultura regional, da cultura nacional e até de culturas internacionais.

     A cultura Organizacional pode ser observada de duas formas: tendo uma Visão Funcionalista (focada em hierarquias, normas e regras, tudo dentro de uma estrutura formal) ou uma Visão Construtivista (foca na construção de algo melhor, onde há uma cultura, um poder e mudanças emergentes e contemporâneas, tendo uma estrutura mais informal).




         Conforme a charge mostra, a falta de atenção, muitas vezes, acontece devido ao crescimento da empresa. Quando somos pequenos tudo é mais fácil. Um funcionário descontente é visível, uma desavença é conversada na hora, um feedback pode ser dado logo quando necessário. Não se criam raizes fortes para manter o clima organizacional da empresa.
            Em outras empresas, de raizes mais baseada na “hierarquia” ou, em casos extremos “monarquia” (!), o clima organizacional sequer está na lista de prioridades da empresa. E nestes casos, pode acontecer exatamente o que a charge apresenta, a motivação goela abaixo: “Não está gostando daqui? Saiba que tem dezenas de pessoas querendo entrar no teu lugar”. Quem já não ouviu algo parecido?

         A definição mais usada de Clima Organizacional é a de um conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influencia a motivação e o comportamento dessas pessoas.

         Clima Organizacional é o indicador de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como: políticas de RH, modelo de gestão, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa.


A apuração do nível de satisfação dos colaboradores, se faz necessária para:
·        Indicar e apoiar as decisões dos gestores;
·        Mensurar como está a qualidade de vida no trabalho dos colaboradores. Assim, se a qualidade do trabalho for pobre, conduzirá à alienação do empregado e à insatisfação, à má vontade, ao declínio da produtividade, à comportamentos contraproducentes (como absenteísmo, rotatividade, roubo, sabotagem, militância sindical etc.)
·        Estabelecer referências confiáveis sobre um ambiente específico para implementar ações, onde cresça a motivação, gerando um espírito participativo, efetivo, levando a empresa a atingir excelentes níveis de produtividade e comprometimento. 

  
O clima organizacional é uma variável que influi diretamente na produtividade, pois o grau de salubridade de uma organização depende de sua atmosfera psicológica. Esta atmosfera é fruto do conjunto de percepções das pessoas que compartilham seu dia-a-dia com a organização. A pesquisa revelará a realidade percebida pelos colaboradores e não somente o que efetivamente acontece.


Se a qualidade do trabalho for boa, conduzirá a um clima de confiança e respeito mútuo, no qual o indivíduo tenderá a aumentar suas contribuições e elevar suas oportunidades de êxito psicológico e a administração tenderá a reduzir mecanismos rígidos de controle social.

             O que não pode é não haver uma noção sobre o clima organizacional da empresa. Pois a miopia dos líderes é uma das principais razões para explicar o porque algumas empresas quebram ao longo de sua vida. E, em determinado momento, de nada vai adiantar empunhar uma metralhadora e bradar aos funcionários: “Isso foi uma ordem p*&%@!”

Fonte: http://mbagestodepessoas.blogspot.com.br/2011/05/aula-16-mudancas-organizacionais-clima.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário